terça-feira, 25 de maio de 2010

"Gramática Ilustrada"

Por descuido, acaso, ou simples coincidência vi duas reportagens hoje que de formas divergentes tratavam sobre o tema da Coerência. Como carreira, ou como história a coerência sempre se fez importante, e explorando ambos os contextos resolvi escrever um pouco sobre o assunto convergindo os ideais acolhidos até então.
A coerência de um comportamento é interpretada equivocadamente se vista e estudada de forma limitada, por exemplo: Se há coerência na escrita de alguém, na fala ou nos atos... O erro está no momento em que passamos a observar uma outra definição pelo que se está analisando. Uma definição mais superficial diria que a coerência é a recíproca aderência que tem entre si todas as partes de um corpo. Dessa forma, então, nota-se que uma análise coesiva de um ser é dada por um conjunto de sentidos no qual se engloba tanto a escrita quanto os atos e a fala, de forma que englobando-os formam um só corpo e dele será tirado a real análise querida. 
A partir da arte de ter nexo pode-se ampliá-la em diversos campos, como por exemplo na carreira, na confiança e no poder.
Torna-se até gozado se começarmos a prestar atenção nesse único corpo dos sentidos quando percebermos  o quanto o mundo da política falha com a tal coerência. O quão é incoerente os atos baseados das falas e estas por sua vez baseada nas leis. Esse vai e vem político fere a integridade, não só gramatical, mas também moral do ser humano. 
O segredo, talvez, eles, políticos, ainda não tenham descoberto, que é algo simples e fácil (ou não): Aplicar a coerência no universo da fala, escrita e ação.(É válido ressaltar que não prego a veracidade do que é dito pelos políticos, mas sim a integridade dos interesses -qualquer- unidos tanto na fala quanto nos atos.) Se com êxito o esquema ocorrer, teremos um grande resultado, e este por sua vez, não é só a confiança nacional mas também a social, agregando, então, bons hábitos, melhor convívio e maior segurança no país em que vivemos, devido simplesmente a um jogo da mais complexa e simples gramática.

domingo, 23 de maio de 2010

Ato Diligente.

"E de repente o incondicional fez-se mais que necessário
Fez da vida, do instante, um doce aniversário
Fez do crescer um  diligente ato contrário
Que renasceu a infância remota do missionário

Da arte, do ser, encontrou-se o poder
De ler e entender as indulgências presas no dizer
Que assola as maldades de fora
E credencia a alma que purificada vigora

Ardendo de calor
E bem longe da dor
o corpo que brotou
Sabe que agora, sua vida, seu silêncio, seu pesar, seu instinto é ser indubitavelmente o representante crescente do amor..."

sábado, 22 de maio de 2010

IV Festival Internacional de Poesia

Ocorrido em Dois Córregos, interior de São Paulo, esse evento contou com a presença de poetas e escritores de todo o país e também de convidados internacionais. Teve como a estrela do evento o escritor, compositor e cantor: Gabriel, O pensador, sua palestra durou aproximadamente duas horas onde, nós, convidados, pudemos conhecer sobre a sua carreira e vida, acompanhado de poemas encantadores do artista. Houve workshops e oficinas de poesias, palestras, e deliciosos coffe-breaks.
Acima de todos os objetivos o evento visa incentivar a poesia na vida das pessoas, uma expressão artística que mistura sentimentos com verdades, fantasias com realidade, palavras com paixão. Define-se poesia como a arte de fazer obras em verso, e arte é um preceito pessoal que engloba todas as formas de pensar, expressar e sentir.
Inspirada com todo esse evento, deixo uns singelos versos de minha autoria:
"Inspirada com a alma
escrevo de forma prudente
palavras que encorporam com calma
e fixam-se na mente..

De um jeito inocente 
que nao erra nem mente
palavras frementes
que entorpece e delira o ente vivente"




E para finalizar com chave de ouro, deixo com orgulho as palavras do nosso querido Vinícius de Moraes que se enquadram perfeitamente com o meu primeiro post de muitos que ainda virão.

"Por mais longa que seja a caminhada o mais importante é dar o primeiro passo"